Tradutor

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Incêndio Químico em São Francisco do Sul - SC



Publicado em 30/09/2013
Incêndio Químico em São Francisco do Sul - SC
Chemical Fire in São Francisco do Sul - SC
Produto: Nitrato de Amônio, Fertilizantes, N.E. - Nº ONU 2067
Classificação de Risco: Substâncias Oxidantes;
Classe 5; Subclasse 5.1; Substâncias Oxidantes.
Guia 140: Substâncias Oxidantes (RISCOS POTENCIAIS):
FOGO OU EXPLOSÃO: - Essas substâncias aceleram a combustão quando envolvidas pelo fogo; - Alguns desses produtos podem se decompor explosivamente quando aquecidos ou envolvidos pelo fogo; - Podem explodir com o calor ou contaminação; - Alguns reagem explosivamente em contato com hidrocarbonetos (gasolina, diesel, etc); - Podem inflamar materiais como madeira, papel, óleo, tecidos, etc; - O recepiente pode explodir se aquecido; - O escoamento para a rede de esgostos pode criar risco de fogo ou explosão.

RISCO À SAÚDE: - A inalação, ingestão ou o contato da substância ou do vapor com a pele ou olhos podem causar queimaduras, lesões graves e até mesmo a morte; - O fogo pode produzir gases irritantes, corrosivos e/ ou tóxicos; - As águas de diluição do controle do fogo podem causar poluição.
Fonte: Manual Para Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos (ABIQUIM)

Carga de 10,5 toneladas de nitrato de amônio explodiu na noite de terça, 24 de setembro, no Bairro Paulas, Municipio de São Francisco do Sul, Estado de Santa Catarina. Foram utilizadas 2 milhões de litros d'água para a debelação do sinistro.

Incêndio químico (combustão não flamejante) em um galpão da Empresa Global, controlado por uma estrutura de resposta integrada englobada pelos Bombeiros Militares e Voluntários, Polícia Militar, Forças Armadas e Defesa Civil Municipal, Regional e Estadual.

O nitrato de amônio, por si só, é considerado estável. Caso aquecido, pode reagir tornando-se explosivo e produzir fumaça. Os efeitos do gás que se forma com a combustão do nitrato de amônio podem ser comparados aos do gás lacrimogêneo, a saúde pode ser comprometida em caso de inalação direta e em grande quantidade.

Nenhum comentário: