Tradutor

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Desertificação no Brasil




Desertificação no Brasil
A seca no Nordeste e suas implicações sociais fizeram reviver a questão das soluções imaginadas e do processo de ocupação de áreas impróprias à presença humana. O Governo continua criando bolsas, projetos e outras formas de auxílio às populações atingidas. Fica a pergunta, seria correto manter grandes comunidades em áreas hostis à sua presença? Teríamos soluções permanentes para esta situação?
Estudos têm sido feitos com valor técnico respeitável [(A DESERTIFICAÇÃO NO BRASIL E NO NORDESTE BRASILEIRO), (EVOLUÇÃO DOS ESTUDOS DE DESERTIFICAÇÃO NO NORDESTE BRASILEIRO), (Desertificação: causas e consequencias no ambiente e a relação homem e meio (ambiente? dúvida de transcrição) , ebah), (Degradação ambiental e desertificação no Nordeste brasileiro: o contexto da bacia hidrográfica do Rio Acaraú - Ceará)], bem analisados talvez estimulem decisões radicais e necessárias.
Sendo blumenauense tive a oportunidade de ver análises que tratam até da possibilidade de transferência do centro da cidade e suas atividades para lugares mais protegidos das enchentes (Brasil 2050).
Questões relativas à saturação de grandes cidades concebidas há séculos passados surgem nas novas administrações municipais, desafiadas a gastar o dinheiro que não têm para remendar situações extremas.
Precisamos de coragem e desprendimento intelectual para ver com profundidade o que nos afeta e propor mudanças reais. Não tivemos guerras, ou seja, não existem cidades em escombros nem (Plano Marshall ) para trazer recursos suficientes, mas podemos e devemos evitar cenários piores desde que vejamos a realidade nua e crua e tenhamos competência e disposição para as mudanças necessárias.
O que é terrível é ver no noticiário a repetição de tragédias evitáveis e já não surpreendentes. Estamos nos acostumando a olhar essas “coisas” como se fossem algum filmezinho hollywoodiano, o que é muito sério. Nada pior do que perder a sensibilidade constatando assim a banalização de problemas desta gravidade, tão próximos de nós e aparentemente distantes.
Conhecemos muitas grandes cidades antes da explosão demográfica causada por projetos de industrialização, que estimularam o crescimento de locais inadequados à presença deles. Partimos para soluções paliativas e até ridículas, sempre ao gosto de elites intelectuais e empresariais menos experientes e voluntariosas. Isso é preocupante, talvez seja o resultado da lógica dos PDVs que excluem da inteligência de empresas e instituições estratégicas pessoas que poderiam, no mínimo, contribuir com seus erros e acertos na formação de novos especialistas, criando um overlapping extremamente importante.
Para o Governo parece ser mais importante esvaziar empresas que pretende privatizar...
O Brasil é um país que parou no tempo deixando acontecer ações nocivas ao seu desenvolvimento. A ausência de análises técnicas nas decisões de nossos governantes de plantão é assustadora, assim como a explicação do que acontece (falha humana), esquecendo que seus antecessores criaram condições para a irresponsabilidade técnica.
O desafio é recuperar a inteligência da engenharia na academia e nas decisões de governo além de  competência urbanística, econômica, social e moral deixando de gastar tempo em teatrinhos palacianos e voltar a pisar no chão brasileiro, onde muitas ações só serão aprendidas vendo, tocando, cheirando, conversando com o nosso povo.
O maior pesadelo que estamos vivendo é a desertificação política.
Carecemos de líderes respeitados e dispostos a estudar e batalhar pelas causas realmente prioritárias em nosso (ainda nosso?) Brasil.

Cascaes
Irredento com muita honra
4.1.2013

Carvalho, O. d. (s.d.). A DESERTIFICAÇÃO NO BRASIL E NO NORDESTE BRASILEIRO. Fonte: IBAMA: http://www.ibama.gov.br/rn/wp-content/files/2009/05/ADESERTIFICAONOBRASILENONORDESTEBRASILEIRO.pdf
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Brasil 2050: http://brasil-2050.blogspot.com/
Nascimento, F. R. (s.d.). Degradação ambiental e desertificação no Nordeste brasileiro: o contexto da bacia hidrográfica do Rio Acaraú - Ceará. Fonte: Universidade Federal Fluminense: http://www.bdtd.ndc.uff.br/tde_arquivos/26/TDE-2009-04-28T121823Z-1919/Publico/2003%20D%20Flavio%20Rodrigues%20do%20Nascimento.pdf
Plano Marshall . (s.d.). Fonte: Sua Pesquisa: http://www.suapesquisa.com/guerrafria/plano_marshall.htm
Sales, M. C. (s.d.). EVOLUÇÃO DOS ESTUDOS DE DESERTIFICAÇÃO NO NORDESTE BRASILEIRO. Fonte: IBAMA: http://www.ibama.gov.br/rn/wp-content/files/EVOLUO_DOS_ESTUDOS_DE_DESERTIFICAO_NO_NORDESTE_BRASILEIRO_-_MARTA_SALES.pdf
Sousa, K. (ebah). Desertificação: causas e consequencias no ambiente e a relação homem e meio (ambiente? dúvida de transcrição) . Fonte: CLARICE FIEIRA KELI ANDRESSA BATISTA: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAArGQAE/desertificacao-causas-consequencias-no-ambiente-a-relacao-homem-meio



Nenhum comentário: