Tradutor

sábado, 26 de janeiro de 2013

Aliança Nosso Paraná Sustentável


Aliança Nosso Paraná Sustentável
                                Curitiba, 01 de março de 2012

O QUE É A ALIANÇA
A Aliança se constitui em uma iniciativa de articulação dos três setores (governo, privado  e  sociedade civil organizada) e da academia, para o compromisso de atuação integrada e em rede, objetivando o desenvolvimento justo, inclusivo e sustentável e a cultura de paz do Paraná. A Aliança está inspirada na Carta da Terra, alinhada com os Princípios do Pacto Global das Nações Unidas e tem o reconhecimento, a parceria e o suporte institucional do Programa de Cidades do Pacto Global  e da plataforma Cidades Sustentáveis.

A PROPOSTA DA ALIANÇA
Na atualidade a grande maioria das ações locais são fragmentadas, ao trabalhar com os municípios os diversos segmentos normalmente não buscam compreender a interdependência sistêmica e unir os esforços para geração de sinergias para o desenvolvimento justo, inclusivo e sustentável contemplando os segmentos econômico, social, cultural, político e ambiental.
A Aliança tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de Cidades Sustentáveis, mobilizando atores e ampliando a sinergia entre os ativos existentes dos diversos segmentos (Poder Público, Sociedade Civil Organizada e Setor Empresarial), sem que os mesmos percam sua identidade.
As cidades para efeito prático são classificadas pelo porte e função em: Regiões Metropolitanas, Cidades Polo e Cidades Interdependentes com uma Cidade Polo. Para as Regiões Metropolitanas a Aliança propõe inicialmente seguir o modelo proposto pela Plataforma Cidades Sustentáveis com o apoio do Instituto Ethos, em conjunto com a metodologia do Programa de Cidades do Pacto Global. Para as Cidades Polo e Cidades Interdependentes a metodologia proposta é a do Programa de Cidades do Pacto Global em simbiose com as metodologias, os aprendizados e os programas já utilizados e existentes no Paraná
A Aliança propõe, por meio da valorização das pessoas e da integração sistêmica das inúmeras iniciativas e empreendimentos  multissetoriais que estão em andamento no estado, ampliar a consciência e potencializar os projetos, as ações e os negócios  em prol de uma sociedade justa, inclusiva e sustentável, em um processo democrático, participativo e interativo. Fazendo emergir em todo o Paraná e de cada município instrumentos de governança para o resgate de sua história, de suas tradições, de seus valores, de sua cultura; realizar um diagnóstico abrangente e sistêmico da realidade; a criação de uma visão de futuro e de indicadores, de projetos e ações estruturantes para o desenvolvimento; o fortalecimento das capacidades locais e do ambiente de cooperação e de negócios sustentáveis;  o estabelecimento de um conjunto de metas, o monitoramento dos indicadores para aferição de resultados com acompanhamento e mobilização  social,  e  propostas de melhoria. Tendo por base as vocações locais e os interesses das populações como agentes da transformação da sua realidade.



COMO SE ORGANIZA A ALIANÇA
A Aliança Nosso Paraná Sustentável se organiza em duas frentes de trabalho:
  • Campanha – processo de mobilização dos atores e de disseminação dos propósitos do desenvolvimento justo, inclusivo e sustentável e da cultura de paz, contemplando a adesão dos diversos atores do Estado, Regiões e Municípios à Aliança, ao Pacto Global, ao Programa de Cidades e a Plafatorma Cidades Sustentáveis, incluindo um leque de ações de Educação para a Sustentabilidade.
  • Programa – sistema de articulação de atores Estaduais/Regionais/Locais, unidos e capacitados no mesmo propósito, com um conjunto de metas para implementação e acompanhamento de ações e projetos que contribuam para o desenvolvimento justo, inclusivo e sustentável e da cultura de paz em todas as regiões do Paraná.


Objetivo Geral
  • Oportunizar um ambiente favorável para a articulação e atuação de atores/agentes, nos diversos níveis, para discussão, capacitação, organização e promoção do desenvolvimento justo, inclusivo e sustentável  e da cultura de paz em todo o Estado do Paraná, de modo a resgatar os valores e potencialidades dos cidadãos, das localidades, dos municípios e das regiões em favor da prosperidade e qualidade de vida dos paranaenses.



EIXOS DE ATUAÇÃO E DE PROPOSIÇÃO DE SOLUÇÕES:



BENEFÍCIOS PARA OS DIFERENTES PÚBLICOS
Empresários
·         Melhoria de renda da comunidade -> ampliação de mercado
·         Incremento do capital de imagem
·         Acesso a rede de potenciais investidores
·         Acesso a infra-estrutura, tecnologia e fomento
·         Qualificação de pessoal
·         Oportunidades de inovação e desenvolvimento de vantagens competitivas
Terceiro Setor
·         Alavancagem de recursos e financiamento para projetos
·         Cumprimento dos seus objetivos e missão
·         Benefícios para a classe/público alvo da sua causa
·         Acesso a rede de parceiros (rede de contatos)
 Academia
·         Oportunidades de inovação e ganhos em vantagens competitivas com currículo e formações diferenciadas
·         Incubação de Empresas Juniores
·         Oportunidades de pesquisa e acesso à tecnologia e inovação
·         Oportunidades de projetos de extensão
·         Desenvolvimento da educação para a sustentabilidade
·         Incremento do capital de imagem
Governo
·         Foco em projetos e ações representativas e estruturantes (potencialidades socioeconômicas sustentáveis);
·         Compreensão sistêmica da realidade e da necessidade  local
·         Aumento da capacidade de execução e resultados;
·         Maior efetividade na criação de políticas públicas e projetos (informação e demanda);
·         Alavancagem de recursos e projetos (co-criação e co-responsabilidade);
·         Atração de financiamentos (BNDES, BID-IFC), capital, inteligência, experiências, P&D, inovação;

Nenhum comentário: