Tradutor

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Ilhas de Calor e poluição

As grandes cidades precisam analisar, estudar, procurar meios de redução da periculosidade de suas soluções viárias, principalmente.
Em Curitiba devemos ter algo em torno de trinta quilômetros quadrados de ruas e avenidas asfaltadas.
Os efeitos do asfalto na impermeabilização do solo e no calor que pode emitir são significativos.
O filme mostrado abaixo merece ser visto.




Sent: Monday, December 28, 2009 2:07 PM
Subject: Re: Chuvas em cidades e o calor

Prezado Amigo Cascaes,

O que assisti foi uma programação da TV estatal NHK que fez uma reportagem sobre as causas de chuvas torrenciais que caem em Tokyo.
Eles fundamentaram que com o crescimento de cidade de concreto, a temperatura do solo aumenta, e o ar quente sobe, trazendo ar frio para baixo, que traz por sua vez as chuvas.
Então, uma das providências que está sendo tomada é a criação de áreas verdes nos topos de grandes prédios, inclusive com tipo de esteira que substitui a terra, visando a redução do peso.
Há hoje muita prática de cultivo de horta sobre os prédios, cuidados pelos funcionários que trabalham no mesmo prédio, servindo de processo anti-Stress.
Outras providências são as práticas milenares, de cada morador molha o leito das ruas, cada um na frente de suas casas, isto provoca queda da ordem de 3 graus centígrados na temperatura ambiente.
Aqui no Brasil como as ruas são largas, então dá para plantar árvores, contribuindo para redução da temperatura no meio urbano.
Acho que todas as tentativas são válidas, para que a qualidade de ar que se respira numa cidade venha a ser mais gostoso, refrescante, etc.

Abraços

CL Tosihiro Ida

Nenhum comentário: