Tradutor

sábado, 11 de abril de 2015

APAVE e o Lions Clube de Curitiba Batel

APAVE – A luta pela Sustentabilidade
Em 11 de abril de 2015 a APAVE esteve de aniversário (data desses filmes amadores), completou 4 anos de sucesso em Curitiba e RMC. Destaque-se que a APAVE, Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e RMtem como objetivo institucional a defesa, proteção, preservação e recuperação das matas nativas de Curitiba e Região Metropolitana e seus recursos naturais, com foco no incentivo à criação de reservas naturais particulares, sejam RPPNMs (1) ou RPPNs (2)”. Esse é um desafio que exige de seus associados um senso de objetividade e pragmatismo real diante da legislação e direitos típicos de nosso país.
O aniversário foi dia de trabalho na Reserva Airumã destacando-se a “Roda de Conversa” quando todos aqueles que dela participaram fizeram um breve relato de suas motivações após um tempo de meditação e sons apropriados aos sentimentos dessa equipe.
As manifestações foram de extrema simpatia e alegria pela oportunidade que todos tiveram de colocar suas angústias e esperanças diante do avanço impiedoso da metrópole, uma cidade que poderia estar no caminho que outras capitais brasileiras trilharam, pagando agora um preço elevado pela falta de harmonia com o seu ambiente original, natural, necessário para a “Sustentabilidade” de seus habitantes, fauna, flora, recursos naturais (água, ar, espaços verdes etc.) para, enfim, manter o equilíbrio saudável entre o ser humano e a Natureza que, para nós, é o Planeta Terra em sua totalidade.
Nesse contexto não faltaram análises do cenário curitibano e RMC. Há muito a ser feito e a inclusão do ser humano com seus recursos naturais de mobilidade foi lembrada, considerando as péssimas condições oferecidas aos pedestres da capital paranaense. Inclusão e acessibilidade sem restrições são fatores de sustentabilidade importantíssimos.
Havia algo mais a festejar como a criação da Reserva do Bugio (3) assim como a proposta de criação de um clube Lions dedicado à Sustentabilidade (4), abrindo-se um espaço internacional para a construção de propostas e cultura adequadas ao século 21. 
Assim, num dia belíssimo, na sede da APAVE incrustada na Airumã Estação Ambiental, cantamos parabéns para você e pudemos cumprimentar sua diretoria, destacando-se a sua presidente, Terezinha Valeschi, incansável e apaixonada lutadora a favor da Sustentabilidade.
Cascaes
11.4.2015   


1. RPPNM. Condomínio da Biodiversidade - ConBio. [Online] [Citado em: 11 de 4 de 2015.] http://condominiobiodiversidade.org.br/saiba-mais/rppnm/#.VSmVNPnF_sE.
2. O que é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) . o eco - Dicionário Ambiental. [Online] 3 de 7 de 2014. http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28475-o-que-e-uma-reserva-particular-do-patrimonio-natural-rppn.
3. Reserva do Bugio: o maior refúgio urbano do Brasil: União entre os municipios de Curitiba, Araucária e Fazenda Rio Grande cria área de conservação para proteger os rios Iguaçu e Barigui, plantas e animais. APAVE. [Online] http://apavecuritiba.blogspot.com.br/2015/03/a-apave-esteve-la-nasce-o-maior-refugio.html.
4. LIONS CLUBE CURITIBA SUSTENTABILIDADE. Lions Clube Curitiba Batel. [Online] [Citado em: 11 de 4 de 2015.] http://www.lions.org.br/clubes/curitibasustentabilidade/.


Nenhum comentário: