Tradutor

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Meio ambiente urbano e as campanhas políticas


Urbanismo e o famigerado “solo Criado”
O ser humano em seu individualismo esquece que será a própria vítima de suas ambições, vaidades e ilusões. Uma demonstração disso é o que estão fazendo com nossas cidades, principalmente Curitiba, um lugar que se vangloriava de se submeter a um plano urbanístico bem definido.
Em algum momento infeliz de nossa história algum indivíduo bem intencionado gerou o que viria a ser a Lei do Solo Criado [(Solo Criado - o que é, valores e como comprar), (Secretaria Municipal de Urbanismo)]. O resultado é que essa lei foi completamente desvirtuada em Curitiba, tudo para receber durante alguns meses alguns turistas para ver poucos jogos da Copa do Mundo que desconhecemos, endividando o povo curitibano em projetos que, ainda que substancialmente subsidiados, jogam no lixo o planejamento da cidade.
A capital do Paraná está virando um tijolão de concreto e asfalto, com trilhas de grama nas calçadas e árvores condenadas a desabar sobre a população. Afinal o lençol freático desce com as garagens subterrâneas, o asfalto impermeabiliza, a temperatura aumenta e a fumaça e ruído dos carros e foguetórios espantam qualquer pássaro que queira usar os seus galhos, além de gerarem uma tremenda poluição.
O inacreditável é ver a cidade submetida a processos de planejamento aleatórios e falta de coordenação eficaz das obras. O pesadelo existe, agravado pelo estímulo nacional às montadoras de automóveis e motocicletas.
A descontinuidade técnica é um dos efeitos do curtíssimo mandato de um prefeito, casuísmos e despreparo dos candidatos, além das conveniências dos patrocinadores eleitorais, sempre usando as campanhas para induzir mídia de projetos oportunistas.
As metrópoles vão se transformando em monstrópoles, das quais o povo procura sair em feriadões entupindo estradas, aeroportos, rodoviárias etc.
O processo eleitoral deveria ser contínuo, permanente, utilizando-se as emissoras estatais e excluindo o povo a ver e pagar por programas de propaganda política (Decreto garante dedução do imposto de renda para emissoras obrigadas a exibir propaganda, 2012) em horário nobre durante tempo insuficiente para discussão profunda das teses dos candidatos. Mais ainda, uma reforma fiscal racional diminuiria a dependência de simpatias federais e estaduais, afinal vivemos dentro de cidades que precisam poder cuidar de seus problemas sem depender de acordos políticos com níveis superiores.
Em Curitiba, graças à tão mal falada FIFA, estamos submetidos a prioridades estrangeiras. Precisamos de obras que atendam seus cidadãos e respeitem as melhores técnicas de Engenharia, Arquitetura, Urbanismo, Economia, Sociologia etc. O planejamento e submissão ao que se estabelece após análises exaustivas deve ser sagrado.
Curitiba cresceu rapidamente. Muitos de seus cidadãos mal conhecem o bairro vizinho, vieram recentemente para a capital. A rotina do trabalho emburrece as pessoas, à medida que reduz o tempo de dedicação aos problemas de sua comunidade. Nessas condições o alcaide precisa se apoiar em equipes profissionais, tão boas quanto possível.
Vivemos tempos de anarquia urbanística e de tolerância com decisões de um governo distante, instalado em Brasília.
O resultado é o que vemos e nos deixa apreensivos. Teremos dinheiro para fazer e manter, no menor prazo possível, dezenas de quilômetros de linhas e sistemas complementares de transporte coletivo? A Copel e a Sanepar farão o que já deveriam ter feito para deixar Curitiba como deveria ser? Teremos creches, escolas e postos de saúde bem equipados em quantidade suficiente? A inclusão de pessoas com deficiência acontecerá? Os idosos terão condições de existir na cidade?
A pergunta é básica, o dinheiro do contribuinte será capaz de resolver todos os problemas, considerando que desperdiçamos muito do que arrecadamos?

Cascaes
21.9.2012

Brasil, A. (20 de 8 de 2012). Decreto garante dedução do imposto de renda para emissoras obrigadas a exibir propaganda. Fonte: em.com.br ESTADO DE MINAS: http://www.em.com.br/app/noticia/especiais/eleicoes/eleicoes-bhregiao/2012/08/20/noticias_internas_eleicoes,312775/decreto-garante-deducao-do-imposto-de-renda-para-emissoras-obrigadas-a-exibir-propaganda.shtml
Planejamento. (s.d.). Solo Criado - o que é, valores e como comprar. Fonte: Prefeitura de Porto Alegre: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/spm/default.php?p_secao=140
Secretaria Municipal de Urbanismo. (s.d.). Fonte: Curitiba - Prefeitura da Cidade: http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/legislacao-especifica-smu-secretaria-municipal-do-urbanismo/457



Nenhum comentário: