Mapas de Gerenciamento de Risco de Inundação
Enchentes são um dos maiores desastres naturais da atualidade. As consequências desses eventos são altos prejuízos ambientais, sociais e econômicos.
Os levantamentos LIDAR são capazes de obter de forma rápida e precisa informações referentes a topografia da região, detectando as possíveis áreas de risco ou viabilizando projetos para prevenção de enchentes ou até mesmo um novo plano de ocupação de um município.
A tecnologia LASER para criação de modelos Digitais de Terreno para uso específico em mapas de inundação já é padrão em outros países onde as Inundações são uma constante. Nos EUA, a FEMA é o órgão responsável por estudar, prevenir e administrar catástrofes naturais e entre elas, estão as inundações.
Como exemplo de emprego da tecnologia LiDAR para Modelagem de Terreno é possível simular a variação de nível da água sobre uma região. O mapa simulado de Inundação do Município de Pirapora é uma amostra do detalhamento do Modelo Digital do Terreno gerado a partir dados LIDAR. Com ele, é possível conhecer a trajetória que a água vai percorrer a cada metro de uma provável elevação do nível das águas do rio.
http://www.esteio.com.br/servicos/so_inundacao.htm
Alertar para a necessidade de vigilância contra as grandes catástrofes, sejam elas naturais ou conseqüência do comportamento humano, e a importância da Sustentabilidade e cuidados com o Meio Ambiente. COVID e Educação, EAD, Teletrabalho e os impactos ambientais e sociais.
Tradutor
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Mapas de Gerenciamento de Risco de Inundação
Postado por
relatar atividades culturais e reuniões da Academia de Letras José de Alencar - ALJA
às
06:56:00
Marcadores:
Curitiba,
enchentes,
Esteio Engenharia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário